unidades



Rotina, testes e simulados

Em uma preparação de A a Z, o aluno está sempre avaliando o seu desempenho.

Na vida acadêmica, o tempo pode ser o melhor companheiro ou o pior inimigo. Tudo depende de que como ele é utilizado. No AZ, nós acreditamos que seja possível conciliar muitas tarefas e interesses, desde que o aluno organize sua rotina. Com planejamento detalhado, pode-se evitar o desespero antes das provas.

Plano Semanal de Estudos

No início do ano letivo, cada aluno conta recebe um Plano Semanal de Estudos. Esse documento parte das circunstâncias, objetivos e dificuldades do estudante, estabelecendo uma rotina saudável de estudos ao longo da semana.

Em linhas gerais, além de assistir às aulas regulares, sugerimos que o estudo em casa seja regulado por metas específicas, em vez de “quantidade de horas”. De verdade, é um pouco abstrato dizer a um adolescente que ele deve “estudar Física durante duas horas na segunda-feira.” Preferimos estabelecer uma certa quantidade de exercícios que precisam ser resolvidos ao longo da semana, na forma das Folhas AZ.

Folhas AZ

As Folhas AZ são listas semanais de exercício por matéria, que cobram o conteúdo visto nas aulas da semana. Essa seleção de exercícios inclui questões inéditas e de vestibulares importantes. A função dessas folhas de exercício é solidificar o conhecimento da aula, mantendo a matéria sempre em dia.

O aluno procura resolver as questões sozinho e submete suas respostas na Plataforma AZ. Imediatamente, ele pode verificar seu resultado, avaliar os itens que eventualmente tenha errado e assim aprender com os seus erros, com o auxílio dos vídeos de resolução.

Testes Objetivos

Os testes objetivos têm sua periodicidade orientada pelo calendário de provas de vestibular, divulgado ao longo do ano. Em todo caso, a ideia é que os alunos mantenham seus estudos em dia.

A contagem de tempo para os testes utiliza a média de três minutos por questão e uma hora para a Redação, conforme o funcionamento das principais provas de vestibular.

Simulados

A avaliação principal para a preparação ocorre com frequência aproximadamente mensal. Trata-se dos Simulados. Essas provas reproduzem, progressivamente, cada um dos modelos do vestibular. Ao longo do ano, ocorrerão cinco simulados no modelo ENEM, dois simulados no modelo do Exame de Qualificação da UERJ, um simulado no modelo do Exame Discursivo da UERJ e outro simulado no modelo do vestibular da PUC-Rio.

No caso dos simulados PUC-Rio e ED UERJ, o aluno opta por sua carreira na universidade, podendo simular sua colocação e melhorar seu desempenho.

Veja abaixo o calendário pedagógico de 2021, com a previsão das datas dos testes e simulados:

Se quiser fazer parte do nosso universo nerd e estudar no melhor curso do Rio, procure uma de nossas unidades ou clique aqui para preencher um formulário de contato.

« volta