unidades

Cine Debate 2018

1968, presente! — Foi um sucesso de público e crítica!

Cinco horas de evento. Três professores, seis debatedores. Mais de 800 presentes. Quase 700kg de alimentos arrecadados. Ainda que expressivos, os números do Cine Debate 2018 não são capazes de traduzir a sublime manhã do dia 5 de maio.

Apresentado e mediado pelo vice-diretor Rafael Pinna, o evento foi dividido em dois blocos. No primeiro, o Teatro Oi Casa Grande lotado foi apresentado a um contexto histórico completo sobre 1968 no Brasil e no mundo, com um vídeo produzido pelo jornal O Globo e trechos do documentário “Tropicália”, comentados respectivamente pelos professores Roberta Luz, de História, e Aldene Rocha, de Artes.

Fotografia: Karyme França

Na sequência, teve início um riquíssimo debate, marcado por uma diversidade de opiniões tanto em relação aos acontecimentos de 1968 quanto a questões atuais. Respondendo a perguntas do mediador e da plateia, participaram da mesa Carlos Andreazza (o colunista do jornal O Globo), Chico Otávio (repórter especial do jornal O Globo, vencedor de seis Prêmios Esso), Cid Benjamin (líder estudantil em 1968 e participante da luta armada contra a ditadura militar), Emília Silveira (ex-presa política, documentarista e diretora de filmes sobre a ditadura), Luiz Tenório (presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Uerj e diretor do Diretório Central dos Estudantes em 1968) e Zuenir Ventura (colunista do jornal O Globo, autor dos livros "1968: O ano que não terminou" e "1968: o que fizemos de nós").

A Produtora AZ preparou um vídeo com alguns momentos do Cine Debate. Assista no link abaixo.

A riqueza e a relevância do encontro despertaram a atenção da imprensa. O Cine Debate conseguiu amplo espaço na mídia, com reportagens antes e depois do evento, além de uma coluna inteira do jornalista Zuenir Ventura dedicada ao dia.

Um dia inesquecível para todos, que certamente fez dos nossos alunos pessoas ainda mais preparadas para entender o país em que vivem e capazes de assumir seu papel no futuro do país.

« volta